top of page
Buscar
  • netms1

Caixa de Gordura Limpeza

Atualizado: 21 de abr. de 2021

CAIXA RETENTORA DE GORDURA


Como funciona?


A função da caixa é reter óleos e gorduras despejados nos ralos das pias das cozinhas, diretamente ou misturados com a água da lavagem de louças. A caixa deve ser dimensionada de acordo com o porte do estabelecimento.



Limpeza de Caixa de Gordura e Fossa

Atenção!

Não ligue os esgotos provenientes dos banheiros na caixa de gordura, estes devem ser ligados diretamente na caixa de inspeção!




Problemas causados quando a caixa de gordura entope


  • Mau cheiro e refluxo de sujeira;

  • O escoamento lento e demorado;

  • Transbordamento de gordura pela tampa da caixa;

  • Reprodução e infestação de baratas e outros insetos;

  • Entupimento de canos conectados antes e depois da caixa de gordura.




Como realizar a limpeza


A limpeza é obrigatória e a forma mais simples e recomendada é a limpeza manual. Basta retirar a tampa da caixa de gordura, coletar o material superficial amarelado (pastoso ou sólido) com uma pá ou concha, retirar o material depositado no fundo, depositar em um saco plástico e descartar. Quando sobrar somente líquido dentro da caixa, a limpeza está pronta. Também é possível contratar empresas especializadas.



Frequência de limpeza


Bares e restaurantes de pequeno porte devem realizar a limpeza mensalmente. Não utilize água quente ou produtos como soda, ácidos ou biológicos pois podem arrastar a gordura e entupir tubulações em outras áreas.



Recomendações


Não jogue lixo ou restos de alimentos na pia ou no ralo. Assim, você evita o entupimento e a obstrução da rede de esgotos. Armazene o óleo de cozinha usado em garrafas descartáveis. Recicle, não dispense o líquido na rede de esgotos, para evitar entupimentos.



Rede de Água Pluvial


A canalização de água da chuva não deve ser ligada à rede de esgoto. Esta é uma ação irregular e possibilita o refluxo do esgoto para dentro do imóvel. O correto é direcionar essa água para a rede pluvial, que será destinada diretamente para rios e córregos.



fonte: Sabesp

255 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page